Como é possível o Homem poder superar uma Maquina?
Não sou o melhor exemplo de jogador de xadrez para fazer a comparação , mas esse jogo , melhora o raciocínio lógico para criar estratégias em diversas atividades, inclusive trader .Em 2005 , comecei a montar uma crônica informativa , sobre prevenção a violência urbana https://sites.google.com/site/sm24horas/download-do-livro - Livro: Como Evitar ser a Próxima vitima do Crime?
No Campo da estratégia, esse exemplo didático sendo comparado ao ocorrido com o Campeão Russo de Xadrez, Garry Kasparov, considerado o maior enxadrista do mundo no Século XX , que chegou a jogar contra 20 adversários em ordem seqüenciada e os venceu, se um desafiante e difícil , imagine vários , a pressão do tempo e resultados com certeza pioram a situação do jogador .
Este marco na história da Inteligência Articial (IA) foi quando o maior enxadrista da história Garry Kasparov perdeu um Match para o computador Deep Blue fabricado pela IBM, em 1997. No fim do jogo o Kasparov venceu com o placar de 4x2 matchs. Mas, o primeiro embate entre Kasparov e uma IA foi em 1985, quando ele jogou simultaneamente contra 32 máquinas e venceu todas, intrigante ter a capacidade de vencer diversos oponentes e perder somente para um, no segundo confronto , depois de ter vencido o primeiro embate , a indagação seria quem realmente quem estudou ou teve chances de planejar a estratégia contra o adversário . O Homem ou a Maquina ?
Em 1997 a IMB pediu uma revanche que foi realizada e dessa vez o computador Deep Blue venceu por 3,5 a 2,5. Kasparov alega que houve manipulação humana na máquina, e pediu uma nova revanche que a IBM lhe negou,considerando que na verdade ele jogou contra um adversário não muito diferente dos que estava acostumado, conforme veremos os detalhes nos links de pesquisa, porém infelizmente perdeu ou teria sido desafiado por vários adversários despercebidos, os miniprogramas de estratégias de xadrez , ou fonte de dados disponíveis para atingir o exito ?
Mas os programadores da Equipe do Deep Blue revidaram, renovaram o supercomputador,
dobrando sua maior força: a capacidade de pesquisar milhões de possibilidades para o
movimento mais preciso . Em 1996, Deep Blue conseguiu escanear 100 milhões de posições por
segundo. A nova versão que derrotou Kasparov podia escanear 200 milhões opções por
segundo, às vezes 300 milhões, e pode analisar 74 movimentos à frente do adversário humano -
em comparação com mestres de xadrez que normalmente pensam em 10 movimentos à frente.
A perda de 19 movimentos anteriores para o computador foi a pior derrota da carreira
de Kasparov, foi o primeiro jogo que o campeão russo perdeu em menos de 20 lances.
Neste esboço fiz uma analogia comparando Kasparov ao fato histórico ocorrido com o Famoso General Americano Eisenhower, comandando o Bloco Aliado durante a Segunda Guerra Mundial, na Invasão da Normandia, conhecida popularmente como o “Dia D”,em 06 de junho de 1944, que resultou na possibilidade de Vitória dos Aliados contra o Reich Alemão, este enfrentava um dilema , assim como o Programador Adversário de Kasparov, o General Eisenhower, tinha como adversário o Maior Estrategista Militar da Alemanha Nazista, da Época , o General Erwin Rommel, mas ele também venceu, como e por quê? Resposta :Aplicou a estrategia correta.Rommel havia criado a defesa da Muralha do Atlântico ,para o jogo de xadrez contra computadores Boris Alterman criou ao Muro de Alterrman , o estilo de tatíca anti-computadores mais usado na atualidade, porém já utilizado por alguns programas,Alterman foi consultor na construção do Programa Deep Junior . este não era o oponente vitorioso da partida contra Kasparov .
Nos confrontos em 1996 e 1997 , com os resultados de4 a
2 para Kasparov e 3,5 a 2,5 para Deep Blue ,no
primeiro embate Kasparov foi mais estrategista, planejando as jogadas no
segundo teve excesso de confiança , isso foi seu erro.(Taticas Anti-computador de Garry Kasparov ).kramnik em 2002 , sofreu de falta de confiança com sua estratégia (Cérebros em Bahrein )
Das 2400 partidas que disputou Kasparov somente perdeu 170, foi vitorioso em 93% dos combates entre 1985 a 2000, o que serviu de fonte de dados para a Equipe da IBM para usa-los contra o campeão enxadrista russo, se o leitor fosse programar o computador Deep Blue, usaria as taticas de Kasparov ou de seus adversários? A resposta seriam ambas ,como alguém que estava acostumado a perder algumas vez ficou tão desnorteado ? Ele não conhecia o adversário que estava enfrentando?
De 1993 a 2004 Garry Kasparov e Vladimir Kramnik , tinha ja realizado 49 partidas, destas Kramnik venceu 5, Kasparov 4 , sendo 40 empates, em 1994 e 1996 Kramnik já havia vencido Kasparov , antes dos confrontos com o Deep Blue de 1997, anterior a Krammik o único grande adversário a altura de Kasparov , foi Anatoly Karpov , o interessante é que Karpov , levou 19 anos para tornar-se , um grande mestre, Kasparov 17 anos, Kramnik também aos 17 anos , nesta media um Grand Mestre, somente seria considerado após mais de 15 anos de pratica , no minimo 10 anos, a Equipe da IBM preparou o Deep Blue de 1989 a 1996, para o primeiro confronto , depois o melhorou em alguns meses para o confronto vitorioso , 8 anos aproximadamente .
Novamente em 2003 Kasparov , enfrentou o Deep Junior em fevereiro, empatando e em novembro o X3D Fritz , novamente empatando, anteriormente Feng-Hsiung Hsu teve mais empenho em preparar o Deep Blue contra Kasparov, que resultou na derrota do russo, os desafiantes posteriores não atingiram o mesmo resultado, a Tecnologia era Melhor e o Processamento de Dados mais eficazes , o Campeão Russo teria aprendido a lição de não subestimar o inimigo ?
Em 2006, Deep Fritz venceu por quatro pontos a dois a kramnik, o principal adversário de Kasparov , o programa depois de superar seu adversário em 47 jogadas, numa partida que durou quase cinco horas, mas em 2002, Kramnik empatou com Deep Fritz depois de oito partidas. neste período , o programa de jogos de xadrez foi atualizado, permitindo-o calcular centenas de milhões de jogadas a cada segundo.
Em 2006, voltando a minha narrativa inicial , após montar essa crônica , tentei jogar contra um programa de xadrez, sem nenhuma cerimonia , era um massacre , perdia todas as partidas durante semanas , até que um dia fiz uma jogada na abertura, na qual travei o programa por mais de 40 movimentos,pensei na Muralha do Atlântico, a estratégia de Rommel na Normandia sem conhecer a técnica de Alterman , entreguei o jogo por que achava que não iria vencer, mesmo sabendo que com 50 movimentos haveria um empate, além de estar demorando para acabar a partida, foi falta de paciência da minha parte . Essa mesma estratégia apliquei jogando com minha filha que tinha sido segunda colocada no campeonato interclasses durante seu curso no ensino fundamental, 20 movimentos após travar seu jogo , minha filha desistiu , deixou os dois players virtuais finalizarem a partida , sendo o vencedor a minha não tão nova estratégia, isso ocorreu em 2010.
Em 2014 , começei a jogar com um programa simples num computador , das 26 partidas, perdi 18 no total , até começar a aplicar a estratégia de travamento , tudo parecia normal , até que 4 vezes empatei, seguidamente , usando de forma parcial a estratégia de travamento , sendo por algo inacreditável ter vencido 4 partidas quando usei a técnica de 2006, em toda a sua montagem , com 3 vitorias seguidas aplicado aquela velha estratégia de travamento e a ultima voltando a usar a mesma estratégia depois de ter abandonado a estratégia por 5 partidas seguidas , o que posso concluir dessa experiência seria: a aplicação constante da mesma estratégia conseguiria vencer mais vezes o computador , que tentar inovar as taticas , praticamente de 2006 a 2014 não joguei contra um computador ou outro adversário , somente com minha filha como pode vencer o programa 4 vezes?pior 3 vezes seguidas ? Resposta essa estratégia funcionava.
A mesma lógica pode ser aplicada no xadrez ou jogo de cartas, que são no fundo jogos matemáticos (e que podem ser resolvidos por método computacional puro).
O computador consegue montar uma lista de jogadas (ou combinação de cartas) com a melhor probabilidade de derrotar o jogador . Se jogador tentar uma técnica mais difícil, o computador sempre vai optar por estas ou piores para dificultar o desempenho do adversário , porém o jogador pode "simular" a dificuldade aplicando novamente o fator de erro para tentar confundir a Maquina .
Numa dificuldade de 90% para o adversário humano , o computador tem 90% de chance de optar pela jogada com maior chance de derrotar o jogador (randomiza um número de 0 a 10 e se der menor que 9, escolhe a jogada mais difícil, por exemplo).
Tudo bem que o programa não é de forma alguma nem a sobra do Deep Blue , para que era um desastre no xadrez foi um avanço a melhora do meu rendimento nos jogos de xadrez.
Então uma estratégia de trader com uma alta taxa de acerto poder favorecer um trader durante um pregão contra o Mercado Financeiro ? Óbvio.
O Trader Profissional Oliver Velez , considera o Estudo de Malcolm Gladwell, escrito em 2008 e um bestseller pelo New York Times, que diz que você precisa colocar 10 mil horas de esforço (ou 8 horas por dia, todos os dias, por 5 anos) para ser especialista em alguma coisa,inclusive trader, na opinião de Velez, no xadrez um 10 anos ,mas alguns conseguem em menos tempo, como explicar isso?Porém o Analista Técnico André Machado discorda dessa opinião , acreditando que da forma correta , aprende-se em menos tempo.
O fato é que o capítulo do Livro de Gladwell que fala sobre as 10 mil horas para atingir a perfeição, foi baseado em um estudo liderado pelo psicólogo da Universidade Estadual da Flórida, Dr. K. Anders Ericsson, na década de 1990, na Academia de Música de Berlim, para verificar que fatores diferenciavam os gênios da música dos intérpretes menos aptos.
Ericsson buscou esclarecer que não é isso que sua pesquisa mostrou, que alguns praticaram muito menos do que as 10.000 horas e atingiram seus objetivos, sendo que outras , mais de 25.000 horas ,de pratica, conforme relatado anteriormente a Equipe da IBM superou a media dos 10 anos para formar um campeã em xadrez , com a criação do Deep Blue , pense no contrario Kasparov representando o Mercado Financeiro e o Deep Blue e seu programador o Trader com sua Plataforma de Negociação,então algo impossível torna-se possível , o programador tem as ferramentas necessárias e informações , conhece o adversário e suas próprias limitações , aplica o Principio de Sun Tzu - autor do livro A Arte da Guerra , para a Estratégia Ofensiva.
O Palestrante Tim Ferriss abordando este assunto sobre aprendizagem , durante uma apresentação na SXSWi afirmou:
“Eu acredito que você pode ser um especialista de classe mundial em qualquer atividade em 6 meses ou menos”.
(Nota do Autor do Blog , desde que não envolva aptidão física ou biótipo físico pré- determinado para atividade especifica ou profissão de extrema complexidade)
Seguindo conforma o link do artigo da Revista Exame , após 8 aulas uma pessoa melhorou seu estilo de jogo no squash, nesta mesma linha presenciei jogadores de ténis que mesmo perdendo não queriam mudar seu estilo de jogo agressivo , e continuavam a perder,os que mudavam passavam a ganhar, sem ter praticado 10 mil horas, então a regra de Malcolm Gladwell, tem suas exceções , não trata-se de uma verdade absoluta.
Como aprender e quanto , faz a diferença , principalmente como foi ensinado, mas cada individuo tem um avanço de uma forma diferente de outros , uma média pode variar muito em relação a grupos específicos.
O Mercado age como uma Maquina contra os Traders Inexperientes
Se o Trader aprender da forma correta , ele atingira o equilíbrio emocional que o qualificara para ter sucesso no Mercado. Do Contrario não.
Se as estratégias de kasparov , mudaram em 6 anos , mesmo depois que perdeu em 2000 para Vladimir Kramnik , comparando Kramnik teve resultados abaixo dos de Kasparov contra os computadores , portanto , Kasparov aprendeu como enfrentar as maquinas, Kramnik , não .
Os programas sabem como os campeões de xadrez jogam, os enxadristas parcialmente , sabem como enfrentar as maquinas, nesta comparação com as estratégias de traders de forex e bolsa de valores , valem algumas frases para refletirmos.
Normalmente, no entanto, o vencedor é apenas o jogador que fez o penúltimo erro. - Garry Kasparov(inspirada na Frase de“No xadrez, o vencedor é aquele que faz a jogada seguinte ao último erro da partida.”
― Savielly Tartakower
“O mundo pertence aos otimistas: os pessimistas são meros espectadores.”
― Dwight Eisenhower
“Nem o sábio e nem o valente descansa na trilha da história para esperar o trem do futuro passar sobre ele.”
― Dwight Eisenhower
As probabilidades a favor de um Trader
Muitos tentam ensinar a famosa comparação se um trader lançar uma moeda , sendo cara para tendência de alta e coroa para baixa, mas o mercado também , pode ocorrer situações de além da tendência , a consolidação e a reversão , falta de volume negociado de um ativo, entre outros fatores, os imprevistos que dificultam a estratégia de um trader .
Mesmo neste exemplo de resultado cara e coroa , nunca o numero de eventos serão iguais ou alternados , conforme o link de pesquisa, as chances não são de 50% , considerando 7 fatores que serão brevemente abordados , as probabilidades sem uma Analise Gráfica somente por intuição , podem ser inferiores a 12,5%, com uma avaliação criteriosa ,80% de exito ,quando o trader sempre usa a mesma estratégia vencedora , se todas as condições forem confirmadas pela Analise , 90 % de sucesso, caso o equilíbrio emocional esteja em sintonia com o planejamento,mas alguns opinarão, que há três possibilidades- alta, baixa e consolidação , com probabilidade de taxa de acerto de 33,33% para cada uma das hipóteses ,porém depois de vários erros , a continuidade terminaria com o resultado final abaixo dos 12,5%, de todas as operações realizadas .
Entender e conhecer o Mercado Financeiro , não é uma frase tola , que alguns vendedores de cursos de traders, costumam usar para demonstrar experiência no mercado,com um detalhe, sem explicar o que realmente significa isso , o ensino correto na verdade são :quais atitudes e o uso de ferramentas corretas de trabalho, não um jogo de hipóteses e probabilidades,quando o trader não brinca com a sorte ele ganha, por que foi disciplinado , não por ter sorte .
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.”
Thomas Alva Edison
"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."
Coleman Cox
"Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito."
Ralph Waldo Emerson
"A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores".
Winston Churchill
Quem ganha e porque faz o correto, quem perde foi porque não aprendeu da forma correta a fazer aquela operação, esta preso a ideias e formulas mirabolantes de ensinadores descomprometidos com seus alunos .O que é fácil para alguns , as vezes torna-se imperceptível para outros.
Não somos impulsionados pela realidade, mas sim por nossa percepção da realidade
Anthony Robbins
https://golfinho.com.br/artigo/os-10-maiores-segredos-de-anthony-robbins.htm
https://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/matematica/veja-a-probabilidade-de-dar-cara-ou-coroa.jhtm
http://www.matematicadidatica.com.br/Probabilidades-lancamento-quatro-moedas.aspx
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/probabilidade-genetica.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/tres-erros-mais-cometidos-no-calculo-probabilidade.htm
Sugestão de leitura do Autor do Blog
http://hbrbr.uol.com.br/oportunismo-planejado/
Fonte:
Sobre Aprendizado :
https://www.colibritrader.com/10-000-hours-of-trading/
https://www.palpitedigital.com.br/wp/2016/08/05/teoria-10000-horas-funciona-mesmo/
https://exame.abril.com.br/economia/a-regra-das-10-000-horas-certas/
https://www.riquezasemlimites.com.br/quer-ser-um-especialista-esqueca-essa-babaquice-de-praticar-10-000-horas/ ( não é uma babaquice alguns podem levar mais tempo para aprender algo que outras pessoas, inclusive menos tempo se for ensinado da forma correta - opinião do autor do Blog )
“Um indivíduo consegue hoje um diploma de curso superior sem
nunca ter aprendido a comunicar-se, a resolver conflitos, a saber
o que fazer com a raiva e outros sentimentos negativos”
(Carl Rogers)
http://blogs.atribuna.com.br/maissaude/2017/01/inteligencia-geral-ou-inteligencia-emocional-qual-a-mais-importante-para-a-felicidade-e-o-sucesso/
“Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.”
(Carl Rogers)
“No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.”
DANIEL GOLEMAN
https://amenteemaravilhosa.com.br/15-frases-nos-ajudarao-inteligencia-emocional/
"Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes."
Bruce Lee
"Eu não errei 10 mil vezes. Eu apenas encontrei 10 mil jeitos que não funcionam."
Thomas Edison
sobre habilidades estratégicas de xadrez ;
https://googleweblight.com/i?u=https://www.chess.com/pt-BR/learn-how-to-play-chess&hl=pt-BR
https://rafaelleitao.com/curiosidades-xadrez-computadores/
https://askeplaat.wordpress.com/534-2/deep-blue-vs-garry-kasparov/
https://www.nytimes.com/1997/05/12/nyregion/swift-and-slashing-computer-topples-kasparov.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Human%E2%80%93computer_chess_matches
https://en.wikipedia.org/wiki/Deep_Blue_(chess_computer)
https://www.nytimes.com/1997/05/18/nyregion/what-deep-blue-learned-in-chess-school.html
http://www-03.ibm.com/ibm/history/ibm100/us/en/icons/deepblue/
https://en.wikipedia.org/wiki/Feng-hsiung_Hsu
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_chess_games_between_Kasparov_and_Kramnik
https://rafaelleitao.com/o-homem-e-a-mquina-o-match-kasparov-x-deep-blue/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160122_vert_fut_xadrez_maquina_fd
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partida_Garry_Kasparov_vs_X3D_Fritz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Match_Garry_Kasparov_vs_Deep_Junior
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Kramnik
https://pt.wikipedia.org/wiki/Confrontos_entre_humanos_e_computadores_em_jogos
https://www.wantedonline.co.za/tech/2017-06-01-man-versus-machine-when-garry-kasparov-met-his-match/
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/06/1891794-livro-de-campeao-de-xadrez-avalia-inteligencia-artificial.shtml
https://en.chessbase.com/post/kasparov-on-deep-learning-in-chess
,
Não sou o melhor exemplo de jogador de xadrez para fazer a comparação , mas esse jogo , melhora o raciocínio lógico para criar estratégias em diversas atividades, inclusive trader .Em 2005 , comecei a montar uma crônica informativa , sobre prevenção a violência urbana https://sites.google.com/site/sm24horas/download-do-livro - Livro: Como Evitar ser a Próxima vitima do Crime?
No Campo da estratégia, esse exemplo didático sendo comparado ao ocorrido com o Campeão Russo de Xadrez, Garry Kasparov, considerado o maior enxadrista do mundo no Século XX , que chegou a jogar contra 20 adversários em ordem seqüenciada e os venceu, se um desafiante e difícil , imagine vários , a pressão do tempo e resultados com certeza pioram a situação do jogador .
Este marco na história da Inteligência Articial (IA) foi quando o maior enxadrista da história Garry Kasparov perdeu um Match para o computador Deep Blue fabricado pela IBM, em 1997. No fim do jogo o Kasparov venceu com o placar de 4x2 matchs. Mas, o primeiro embate entre Kasparov e uma IA foi em 1985, quando ele jogou simultaneamente contra 32 máquinas e venceu todas, intrigante ter a capacidade de vencer diversos oponentes e perder somente para um, no segundo confronto , depois de ter vencido o primeiro embate , a indagação seria quem realmente quem estudou ou teve chances de planejar a estratégia contra o adversário . O Homem ou a Maquina ?
Em 1997 a IMB pediu uma revanche que foi realizada e dessa vez o computador Deep Blue venceu por 3,5 a 2,5. Kasparov alega que houve manipulação humana na máquina, e pediu uma nova revanche que a IBM lhe negou,considerando que na verdade ele jogou contra um adversário não muito diferente dos que estava acostumado, conforme veremos os detalhes nos links de pesquisa, porém infelizmente perdeu ou teria sido desafiado por vários adversários despercebidos, os miniprogramas de estratégias de xadrez , ou fonte de dados disponíveis para atingir o exito ?
Mas os programadores da Equipe do Deep Blue revidaram, renovaram o supercomputador,
dobrando sua maior força: a capacidade de pesquisar milhões de possibilidades para o
movimento mais preciso . Em 1996, Deep Blue conseguiu escanear 100 milhões de posições por
segundo. A nova versão que derrotou Kasparov podia escanear 200 milhões opções por
segundo, às vezes 300 milhões, e pode analisar 74 movimentos à frente do adversário humano -
em comparação com mestres de xadrez que normalmente pensam em 10 movimentos à frente.
A perda de 19 movimentos anteriores para o computador foi a pior derrota da carreira
de Kasparov, foi o primeiro jogo que o campeão russo perdeu em menos de 20 lances.
Neste esboço fiz uma analogia comparando Kasparov ao fato histórico ocorrido com o Famoso General Americano Eisenhower, comandando o Bloco Aliado durante a Segunda Guerra Mundial, na Invasão da Normandia, conhecida popularmente como o “Dia D”,em 06 de junho de 1944, que resultou na possibilidade de Vitória dos Aliados contra o Reich Alemão, este enfrentava um dilema , assim como o Programador Adversário de Kasparov, o General Eisenhower, tinha como adversário o Maior Estrategista Militar da Alemanha Nazista, da Época , o General Erwin Rommel, mas ele também venceu, como e por quê? Resposta :Aplicou a estrategia correta.Rommel havia criado a defesa da Muralha do Atlântico ,para o jogo de xadrez contra computadores Boris Alterman criou ao Muro de Alterrman , o estilo de tatíca anti-computadores mais usado na atualidade, porém já utilizado por alguns programas,Alterman foi consultor na construção do Programa Deep Junior . este não era o oponente vitorioso da partida contra Kasparov .
Nos confrontos em 1996 e 1997 , com os resultados de
Das 2400 partidas que disputou Kasparov somente perdeu 170, foi vitorioso em 93% dos combates entre 1985 a 2000, o que serviu de fonte de dados para a Equipe da IBM para usa-los contra o campeão enxadrista russo, se o leitor fosse programar o computador Deep Blue, usaria as taticas de Kasparov ou de seus adversários? A resposta seriam ambas ,como alguém que estava acostumado a perder algumas vez ficou tão desnorteado ? Ele não conhecia o adversário que estava enfrentando?
De 1993 a 2004 Garry Kasparov e Vladimir Kramnik , tinha ja realizado 49 partidas, destas Kramnik venceu 5, Kasparov 4 , sendo 40 empates, em 1994 e 1996 Kramnik já havia vencido Kasparov , antes dos confrontos com o Deep Blue de 1997, anterior a Krammik o único grande adversário a altura de Kasparov , foi Anatoly Karpov , o interessante é que Karpov , levou 19 anos para tornar-se , um grande mestre, Kasparov 17 anos, Kramnik também aos 17 anos , nesta media um Grand Mestre, somente seria considerado após mais de 15 anos de pratica , no minimo 10 anos, a Equipe da IBM preparou o Deep Blue de 1989 a 1996, para o primeiro confronto , depois o melhorou em alguns meses para o confronto vitorioso , 8 anos aproximadamente .
Novamente em 2003 Kasparov , enfrentou o Deep Junior em fevereiro, empatando e em novembro o X3D Fritz , novamente empatando, anteriormente Feng-Hsiung Hsu teve mais empenho em preparar o Deep Blue contra Kasparov, que resultou na derrota do russo, os desafiantes posteriores não atingiram o mesmo resultado, a Tecnologia era Melhor e o Processamento de Dados mais eficazes , o Campeão Russo teria aprendido a lição de não subestimar o inimigo ?
Em 2006, Deep Fritz venceu por quatro pontos a dois a kramnik, o principal adversário de Kasparov , o programa depois de superar seu adversário em 47 jogadas, numa partida que durou quase cinco horas, mas em 2002, Kramnik empatou com Deep Fritz depois de oito partidas. neste período , o programa de jogos de xadrez foi atualizado, permitindo-o calcular centenas de milhões de jogadas a cada segundo.
Em 2006, voltando a minha narrativa inicial , após montar essa crônica , tentei jogar contra um programa de xadrez, sem nenhuma cerimonia , era um massacre , perdia todas as partidas durante semanas , até que um dia fiz uma jogada na abertura, na qual travei o programa por mais de 40 movimentos,pensei na Muralha do Atlântico, a estratégia de Rommel na Normandia sem conhecer a técnica de Alterman , entreguei o jogo por que achava que não iria vencer, mesmo sabendo que com 50 movimentos haveria um empate, além de estar demorando para acabar a partida, foi falta de paciência da minha parte . Essa mesma estratégia apliquei jogando com minha filha que tinha sido segunda colocada no campeonato interclasses durante seu curso no ensino fundamental, 20 movimentos após travar seu jogo , minha filha desistiu , deixou os dois players virtuais finalizarem a partida , sendo o vencedor a minha não tão nova estratégia, isso ocorreu em 2010.
Em 2014 , começei a jogar com um programa simples num computador , das 26 partidas, perdi 18 no total , até começar a aplicar a estratégia de travamento , tudo parecia normal , até que 4 vezes empatei, seguidamente , usando de forma parcial a estratégia de travamento , sendo por algo inacreditável ter vencido 4 partidas quando usei a técnica de 2006, em toda a sua montagem , com 3 vitorias seguidas aplicado aquela velha estratégia de travamento e a ultima voltando a usar a mesma estratégia depois de ter abandonado a estratégia por 5 partidas seguidas , o que posso concluir dessa experiência seria: a aplicação constante da mesma estratégia conseguiria vencer mais vezes o computador , que tentar inovar as taticas , praticamente de 2006 a 2014 não joguei contra um computador ou outro adversário , somente com minha filha como pode vencer o programa 4 vezes?pior 3 vezes seguidas ? Resposta essa estratégia funcionava.
A mesma lógica pode ser aplicada no xadrez ou jogo de cartas, que são no fundo jogos matemáticos (e que podem ser resolvidos por método computacional puro).
O computador consegue montar uma lista de jogadas (ou combinação de cartas) com a melhor probabilidade de derrotar o jogador . Se jogador tentar uma técnica mais difícil, o computador sempre vai optar por estas ou piores para dificultar o desempenho do adversário , porém o jogador pode "simular" a dificuldade aplicando novamente o fator de erro para tentar confundir a Maquina .
Numa dificuldade de 90% para o adversário humano , o computador tem 90% de chance de optar pela jogada com maior chance de derrotar o jogador (randomiza um número de 0 a 10 e se der menor que 9, escolhe a jogada mais difícil, por exemplo).
Tudo bem que o programa não é de forma alguma nem a sobra do Deep Blue , para que era um desastre no xadrez foi um avanço a melhora do meu rendimento nos jogos de xadrez.
Então uma estratégia de trader com uma alta taxa de acerto poder favorecer um trader durante um pregão contra o Mercado Financeiro ? Óbvio.
O Trader Profissional Oliver Velez , considera o Estudo de Malcolm Gladwell, escrito em 2008 e um bestseller pelo New York Times, que diz que você precisa colocar 10 mil horas de esforço (ou 8 horas por dia, todos os dias, por 5 anos) para ser especialista em alguma coisa,inclusive trader, na opinião de Velez, no xadrez um 10 anos ,mas alguns conseguem em menos tempo, como explicar isso?Porém o Analista Técnico André Machado discorda dessa opinião , acreditando que da forma correta , aprende-se em menos tempo.
O fato é que o capítulo do Livro de Gladwell que fala sobre as 10 mil horas para atingir a perfeição, foi baseado em um estudo liderado pelo psicólogo da Universidade Estadual da Flórida, Dr. K. Anders Ericsson, na década de 1990, na Academia de Música de Berlim, para verificar que fatores diferenciavam os gênios da música dos intérpretes menos aptos.
Ericsson buscou esclarecer que não é isso que sua pesquisa mostrou, que alguns praticaram muito menos do que as 10.000 horas e atingiram seus objetivos, sendo que outras , mais de 25.000 horas ,de pratica, conforme relatado anteriormente a Equipe da IBM superou a media dos 10 anos para formar um campeã em xadrez , com a criação do Deep Blue , pense no contrario Kasparov representando o Mercado Financeiro e o Deep Blue e seu programador o Trader com sua Plataforma de Negociação,então algo impossível torna-se possível , o programador tem as ferramentas necessárias e informações , conhece o adversário e suas próprias limitações , aplica o Principio de Sun Tzu - autor do livro A Arte da Guerra , para a Estratégia Ofensiva.
Assista também o video sobre A Arte da Guerra
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...
Sun Tzu - A Arte da Guerra
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/resenha-comentada-os-ensinamentos-de-sun-tzu-em-a-arte-da-guerra/83869/
(Nota do Autor do Blog , Kasparov se conhecia, mas não conhecia Deep Blue , a equipe da IBM se conhecia e também a Kasparov)
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...
Sun Tzu - A Arte da Guerra
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/resenha-comentada-os-ensinamentos-de-sun-tzu-em-a-arte-da-guerra/83869/
(Nota do Autor do Blog , Kasparov se conhecia, mas não conhecia Deep Blue , a equipe da IBM se conhecia e também a Kasparov)
O Palestrante Tim Ferriss abordando este assunto sobre aprendizagem , durante uma apresentação na SXSWi afirmou:
“Eu acredito que você pode ser um especialista de classe mundial em qualquer atividade em 6 meses ou menos”.
(Nota do Autor do Blog , desde que não envolva aptidão física ou biótipo físico pré- determinado para atividade especifica ou profissão de extrema complexidade)
Seguindo conforma o link do artigo da Revista Exame , após 8 aulas uma pessoa melhorou seu estilo de jogo no squash, nesta mesma linha presenciei jogadores de ténis que mesmo perdendo não queriam mudar seu estilo de jogo agressivo , e continuavam a perder,os que mudavam passavam a ganhar, sem ter praticado 10 mil horas, então a regra de Malcolm Gladwell, tem suas exceções , não trata-se de uma verdade absoluta.
Como aprender e quanto , faz a diferença , principalmente como foi ensinado, mas cada individuo tem um avanço de uma forma diferente de outros , uma média pode variar muito em relação a grupos específicos.
O Mercado age como uma Maquina contra os Traders Inexperientes
Se o Trader aprender da forma correta , ele atingira o equilíbrio emocional que o qualificara para ter sucesso no Mercado. Do Contrario não.
Se as estratégias de kasparov , mudaram em 6 anos , mesmo depois que perdeu em 2000 para Vladimir Kramnik , comparando Kramnik teve resultados abaixo dos de Kasparov contra os computadores , portanto , Kasparov aprendeu como enfrentar as maquinas, Kramnik , não .
Os programas sabem como os campeões de xadrez jogam, os enxadristas parcialmente , sabem como enfrentar as maquinas, nesta comparação com as estratégias de traders de forex e bolsa de valores , valem algumas frases para refletirmos.
Normalmente, no entanto, o vencedor é apenas o jogador que fez o penúltimo erro. - Garry Kasparov(inspirada na Frase de“No xadrez, o vencedor é aquele que faz a jogada seguinte ao último erro da partida.”
― Savielly Tartakower
“O mundo pertence aos otimistas: os pessimistas são meros espectadores.”
― Dwight Eisenhower
“Nem o sábio e nem o valente descansa na trilha da história para esperar o trem do futuro passar sobre ele.”
― Dwight Eisenhower
As probabilidades a favor de um Trader
Muitos tentam ensinar a famosa comparação se um trader lançar uma moeda , sendo cara para tendência de alta e coroa para baixa, mas o mercado também , pode ocorrer situações de além da tendência , a consolidação e a reversão , falta de volume negociado de um ativo, entre outros fatores, os imprevistos que dificultam a estratégia de um trader .
Mesmo neste exemplo de resultado cara e coroa , nunca o numero de eventos serão iguais ou alternados , conforme o link de pesquisa, as chances não são de 50% , considerando 7 fatores que serão brevemente abordados , as probabilidades sem uma Analise Gráfica somente por intuição , podem ser inferiores a 12,5%, com uma avaliação criteriosa ,80% de exito ,quando o trader sempre usa a mesma estratégia vencedora , se todas as condições forem confirmadas pela Analise , 90 % de sucesso, caso o equilíbrio emocional esteja em sintonia com o planejamento,mas alguns opinarão, que há três possibilidades- alta, baixa e consolidação , com probabilidade de taxa de acerto de 33,33% para cada uma das hipóteses ,porém depois de vários erros , a continuidade terminaria com o resultado final abaixo dos 12,5%, de todas as operações realizadas .
Entender e conhecer o Mercado Financeiro , não é uma frase tola , que alguns vendedores de cursos de traders, costumam usar para demonstrar experiência no mercado,com um detalhe, sem explicar o que realmente significa isso , o ensino correto na verdade são :quais atitudes e o uso de ferramentas corretas de trabalho, não um jogo de hipóteses e probabilidades,quando o trader não brinca com a sorte ele ganha, por que foi disciplinado , não por ter sorte .
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.”
Thomas Alva Edison
"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."
Coleman Cox
"Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito."
Ralph Waldo Emerson
"A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores".
Winston Churchill
Quem ganha e porque faz o correto, quem perde foi porque não aprendeu da forma correta a fazer aquela operação, esta preso a ideias e formulas mirabolantes de ensinadores descomprometidos com seus alunos .O que é fácil para alguns , as vezes torna-se imperceptível para outros.
Não somos impulsionados pela realidade, mas sim por nossa percepção da realidade
Anthony Robbins
https://golfinho.com.br/artigo/os-10-maiores-segredos-de-anthony-robbins.htm
https://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/matematica/veja-a-probabilidade-de-dar-cara-ou-coroa.jhtm
http://www.matematicadidatica.com.br/Probabilidades-lancamento-quatro-moedas.aspx
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/probabilidade-genetica.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/tres-erros-mais-cometidos-no-calculo-probabilidade.htm
Sugestão de leitura do Autor do Blog
http://hbrbr.uol.com.br/oportunismo-planejado/
Fonte:
Sobre Aprendizado :
https://www.colibritrader.com/10-000-hours-of-trading/
https://www.palpitedigital.com.br/wp/2016/08/05/teoria-10000-horas-funciona-mesmo/
https://exame.abril.com.br/economia/a-regra-das-10-000-horas-certas/
https://www.riquezasemlimites.com.br/quer-ser-um-especialista-esqueca-essa-babaquice-de-praticar-10-000-horas/ ( não é uma babaquice alguns podem levar mais tempo para aprender algo que outras pessoas, inclusive menos tempo se for ensinado da forma correta - opinião do autor do Blog )
“Um indivíduo consegue hoje um diploma de curso superior sem
nunca ter aprendido a comunicar-se, a resolver conflitos, a saber
o que fazer com a raiva e outros sentimentos negativos”
(Carl Rogers)
http://blogs.atribuna.com.br/maissaude/2017/01/inteligencia-geral-ou-inteligencia-emocional-qual-a-mais-importante-para-a-felicidade-e-o-sucesso/
“Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.”
(Carl Rogers)
“No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.”
DANIEL GOLEMAN
https://amenteemaravilhosa.com.br/15-frases-nos-ajudarao-inteligencia-emocional/
"Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes."
Bruce Lee
"Eu não errei 10 mil vezes. Eu apenas encontrei 10 mil jeitos que não funcionam."
Thomas Edison
sobre habilidades estratégicas de xadrez ;
https://googleweblight.com/i?u=https://www.chess.com/pt-BR/learn-how-to-play-chess&hl=pt-BR
https://rafaelleitao.com/curiosidades-xadrez-computadores/
https://askeplaat.wordpress.com/534-2/deep-blue-vs-garry-kasparov/
https://www.nytimes.com/1997/05/12/nyregion/swift-and-slashing-computer-topples-kasparov.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Human%E2%80%93computer_chess_matches
https://en.wikipedia.org/wiki/Deep_Blue_(chess_computer)
https://www.nytimes.com/1997/05/18/nyregion/what-deep-blue-learned-in-chess-school.html
http://www-03.ibm.com/ibm/history/ibm100/us/en/icons/deepblue/
https://en.wikipedia.org/wiki/Feng-hsiung_Hsu
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_chess_games_between_Kasparov_and_Kramnik
https://rafaelleitao.com/o-homem-e-a-mquina-o-match-kasparov-x-deep-blue/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160122_vert_fut_xadrez_maquina_fd
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partida_Garry_Kasparov_vs_X3D_Fritz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Match_Garry_Kasparov_vs_Deep_Junior
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Kramnik
https://pt.wikipedia.org/wiki/Confrontos_entre_humanos_e_computadores_em_jogos
https://www.wantedonline.co.za/tech/2017-06-01-man-versus-machine-when-garry-kasparov-met-his-match/
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/06/1891794-livro-de-campeao-de-xadrez-avalia-inteligencia-artificial.shtml
https://en.chessbase.com/post/kasparov-on-deep-learning-in-chess
,
Sem comentários:
Enviar um comentário